quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Workshop 2: Ambientes de aprendizagem em rede no ensino das ciências....









Workshop 2: Day 2 – Sexta-feira / Día 2 – Viernes [9.30-12h00]

Ambientes de aprendizagem em rede no ensino das ciências: o
papel das ferramentas da Web 2.0.


Entornos de aprendizaje en red en la enseñanza de las Ciencias: el papel
de las herramientas de la web 2.0


Resumo

A Internet tem vindo a ter repercussões importantes a vários níveis nomeadamente na educação. Em particular, as ferramentas Web 2.0 estão a revolucionar a forma como os utilizadores se relacionam com a Internet. Aumentou a interactividade, a socialização, a partilha e colaboração em rede. As formas de publicação online, de interacção, de construção de redes sociais alteraram-se profundamente. É agora mais pertinente falar em comunidades de prática online e do surgimento de uma inteligência colectiva. Ferramentas tão simples como Blogs, Wikis, Delicious, Google Docs e Mapas Conceptuais online começaram a ser introduzidas em vários contextos educativos, nomeadamente no âmbito do ensino das ciências. Pela sua especificidade, estas ferramentas potenciam o desenvolvimento de trabalho colaborativo a distância, extravasando as quatro paredes de uma sala de aula. Tendo presente a sua importância ao nível da partilha online de saberes e experiências entre alunos e professores, pretendemos neste workshop:

  • Apresentar alguns exemplos da utilização de ferramentas Web 2.0 no suporte a projectos etwinning nas ciências;
  • Equacionar alguns cenários da exploração pedagógica dos blogs, wikis, Google docs, no processo de ensino e aprendizagem das ciências;
  • Explorar algumas ferramentas Web 2.0 para exemplificar a facilidade e as potencialidades que as mesmas apresentam ao nível da publicação, gestão de conteúdos e da comunicação e interacção.
  • Reflectir sobre as vantagens dos projectos etwinning na abordagem de alguns temas muito actuais como o ambiente, a poluição, o efeito de estufa, a qualidade da água, a energia, etc.

Sem comentários: